quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

FINALMENTE VAI COMEÇAR O ANO

Pois é pessoal, hoje é quarta-feira de cinzas e parece que passou o Carnaval. Segundo dizem, a partir de amanhã começa o ano no nosso país tropical, o Brasil.
 
Longe de mim ser contra o Carnaval  e outras tantas festas deste interminável verão baiano. A alegria, a animação, a descontração, a musicalidade e a dança são marcas importantes de nossa gente. Principalmente dessa Bahia do litoral e do Recôncavo do qual faço parte com muita satisfação.

Porém, ainda me chama a atenção os exageros da festa. Penso especialmente em tanta violência, tanto consumo de drogas, incluindo, claro, as bebidas alcoólicas em geral e tanto lixo na festa.
 
Violência de todas as formas, não só as mortes, assaltos e agressões registradas pela policia. Mas a violência contra as pessoas de uma maneira geral: o trabalho infantil, os excessos sexuais, as brigas e conflitos de todas as ordens. Enfim, as ações violentas de todas as naturezas. 
 
Inclusive as ações contra si próprio: noites mal dormidas, má alimentação, excesso de ruído, consumo de drogas, degradação de certos valores.
 
As drogas que cada dia mais fazem parte de nossa sociedade mundial. Incluindo sim as bebidas alcóolicas, o cigarro, os remédios e as drogas mais pesadas.
 
E o lixo. Claro, o lixo que é jogado e recolhido das ruas. Mas e o lixo musical? E o lixo dos pensamentos? E as palavras que foram ditas e escutadas no folia?
 
Este é um espaço para algumas reflexões e também para divulgar a Sabedoria do Yoga. E todos os Grandes Mestres dizem a mesma coisa: TUDO QUE  FALAMOS, PENSAMOS E FAZEMOS ATRAIMOS PRA NOSSA VIDA.
 
Então, vamos aproveitar os momentos de alegria e de festa. Mas, vamos participar com moderação e com inteligência. Vamos realmente desfrutar de boa música, de boas companhias, de boas conversas. Vamos nos alimentar e nos nutrir de energias positivas, de beleza, de paz.
 
Passei esses dias de Carnaval pensando também num material que li do escritor português José Saramago. Ele diz o seguinte:

"Eu não gosto de falar de felicidade, mas sim de harmonia: viver em harmonia com nossa própria consciência, com o nosso meio envolvente, com a pessoa de quem se gosta, com os amigos. A harmonia é compatível com a indignação e a luta; a felicidade não, a felicidade é egoísta."

Penso que é isso mesmo: o Carnaval talvez nos torne um pouco mais egoístas do que já somos normalmente, pois fazemos tudo nestes dias , tudo mesmo, para alcançarmos a tal da felicidade.

Então, desejo a todos mais harmonia neste ano novo que finalmente se inicia.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário